Pular para o conteúdo principal

Órteses, quando usar ?


     

   Atualmente o mercado de órteses tem crescido muito (onde muitas são pré-fabricadas principalmente para atender a necessidade do alivio de dor), elas servem para corrigir deformidades, aliviar a dor, alinhar segmento, imobilizar, auxiliar na funcionalidade, preservar, proteger contra lesões. A dúvida de muitos é em qual situação (ões) se usa uma órtese, o uso está relacionado com a necessidade, nas quais tem-se as seguintes classificações:



Órteses preventivas- São muito usadas em jogadores atletas para evitar lesões em articulações como joelho, tornozelo, e cotovelo, que temos como exemplos, as joelheiras e munhequeiras, cinto ergonômico. Há certas atividades que propiciam certos tipos de lesões sendo característica daquele esporte, por isso a necessidade do uso de órtese para preventivas.



Órteses para imobilização- Prescritas para limitar ou impedir o movimento, quando o segmento está em recuperação celular e não pode ser manipulado até que haja um reparo total, como recuperação de fraturas ou procedimentos cirúrgicos, lesões de maior porte. Como exemplos destas órteses podemos citar calcanheiras, tipoias, toracolombar sacral, lombo sacra (colete boston). 



Correção de deformidades- Entre estas estão as órtese milwaukee que possui papel de corrigir a disfunção escoliótica. Contudo uma órtese para corrigir deformidade, também é uma órtese imobilizadora e preventiva contra novos agravos.



Órteses de substituição- Deve se ter um cuidado para não serem confundidas com prótese, pois não substituem o membro e sim a função do mesmo quando há deficiência, como  algum tipo patologia que favoreça a diminuição da força muscular. A órtese referida proporciona apoio, são dispositivos que facilitam a vida cotidiana do individuo, seja como um garfo, uma colher, um copo, tudo de forma adaptada, como demostra a foto abaixo, instrumentos de trabalho da terapia ocupacional.






       









                                                                                                                                                                             Atualizado em 02/2017














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algias em MMSS (membros superiores) ?? O que pode ser ?

      T oda dor vem acompanhado de uma disfunção, evidenciando que algo está errado, e ela pode se manisfestar de variadas formas, além de que os motivos podem ser inúmeros. Para entender melhor o que você tem si queixado estou abrindo uma nova série de postagens, sobre supostas causas da algia em vários segmentos dor corpo, o que vai lhe proporcionar melhor conforto ao entender o que pode está acontecendo consigo e proporcionará um entendimento simples ao graduandos sobre patologias e disfunções em âmbito ortopédico. Síndrome do impacto do ombro     A articulação do ombro embora tenha capacidade para grandes amplitudes no seu movimento possui pouca estabilidade, pois a cabeça glenumeral (articulação do ombro) é grande para o encaixe da superfície rasa da cavidade glenoide (cavidade escapular), o que fisiologicamente se faz uma predisposição para lesões. A também chamada "síndrome dolorosa do ombro", tem como características micro lesões ...

Proteses Mioeletricas.

           Bom gente, este foi o tema do meu TCC para o curso Técnico, é uma prótese pouco conhecida, pois pelo seu alto valor monetário dificilmente alguém é visto fazendo seu uso, porém é altamente funcional. O mercado protesista ortopedico cresce junto ao crescimento da tecnologia.          A nomeclatura " mioeletrica " diz a respeito ao seu funcionamento muscular com fonte de energia elétrica. O dispositivo conectado ao corpo tem duas formas para ser colocado (sendo que em seus dois modos uma porção da prótese é acoplada ao coto); de modo invasivo o qual é introduzido agulhas no membro do paciente, menos ultilizado por ser muito desconfortável, e ou outro não invasivo, onde é colocado por eletrodos nos grupos musculares (adutores, abdutores, flexores, extensores, rotadores internos e externos) do membro residual o qual captará informações contráteis enviadas pelo córtex, após o individuo passar para o seu cérebro que deseja ...

Afogamento parte 02- Entrevista

     Conhecido também como  salva-vidas, é destas formas denominado o profisisonal que dá os primeiros suporte de atendimento em um momentos de mais aflição quando alguém se afoga, e sendo ainda mais eficiente trabalha com a orientação e a observação para impedir que isto ocorra, esta entrevista aconteceu  na empresa Salvamar em Itapoã; Salvador-BA, feito por min há muito tempo em uma pesquisa da disciplina de Primeiros Socorros, mais as informações nelas contidas são de suma importância e aproveitamento para nós quanto banhistas. Não divulgo aqui o nome do entrevistado, apenas o-caracterizo como s ocorrista. Iêda Brandão- Qual é o motivo mais frequente por afogamento depois de “não saber nadar”? E o publico alvo de maior intensidade? Socorrista- Teimosia, gestão de bebidas alcoólicas, falta de informações, por não conhecer sobre o mar, o individua vai para corrente de retorno. Geralmente o público alvo de maior incidência é jovem de 12 á 16 anos. ...