Pular para o conteúdo principal

Série Base Primeiro Socorros - Reanimação cardiopulmonar

     





    Também conhecida como massagem cardíaca, e que muitos fazem de maneira errada, é uma técnica em que pode salvar vidas em grande risco. A reanimação cárdica pulmonar é a tentativa de reanimar o coração através do bombeamento sanguíneo artificial e de forma indireta o sistema respiratório, usado apenas em caso de parada cardíaca e/ou respiratória.

       Parada cardíaca é a interrupção do mecanismo de bombeamento do sangue para o corpo como é a sua função, parada súbitas de seus batimentos ou batimentos cada vez menor como o coração estivesse parando aos poucos, com perda de consciência logo após acontecer a PCR cerca de 10 á 15 segundos, passando de 7 minutos o cérebro começar a sofrer leões. A questão mais grave é que o cérebro não sobrevive 10 segundos sem oxigênio, suas células rapidamente morrem, resultando morte eminente. Se o coração parar em 30 segundos para também a respiração ou caso se a respiração parar em 1 á 02 minutos para também os batimentos cardíacos, pois fisiologicamente um é dependente do outro (relação de ventilação + perfusão).
       
      A Reanimação Cardiopulmonar possui finalidade de fazer com que coração e pulmões voltem em atividade. O sangue é combustível de funcionamento do corpo, a compreensão cardíaca é a indução mecânica que faz bombeamento de sangue para o corpo. No entanto, na maioria das vezes, por falta de conhecimento (por isso aproveite essa série!) fazem de forma errônea agravando cada vez mais o quadro clinico do individuo e diminuindo a chance de sobrevida deste.

     Um trabalho em conjunto; massagem cardíaca com a indução de ar geralmente por um ambú ou respiração boca – boca, porém á outras métodos de induzir este ar as vias respiratórias, tais são:

Método de Schafer
Método de Holger-nielsen
Método de Syvester
Método de pressão sobre a cervical e elevação dos quadris
Método de pressão no tórax e elevação dos braços
Método de pressão sobre a cervical e elevação dos braços
Método boca-nariz para adultos
Método boca-nariz para crianças
*Compreensão Cardíaca Externa.


      A primeira coisa a fazer é verificar sinais vitais, porque aparentemente a vitima estará desmaiada, então como você socorrista voluntário vai saber o que de fato esta ocorrendo com aquela pessoa? Através da avaliação do nível de consciência/responsividade sinais vitais, verificar perda de pulsação ou pulsação distante, irá perceber que a vitima está fria, não há retorno de preensão capilar. As instruções são:

* Ligue para uma emergência médica e enquanto está a caminho você começar a fazer a RCP (Respiração Cardio Pulmonar), ou para não perder tempo peça para alguém ligar enquanto você se prepara para iniciar as reanimação, lembrando-se que lesões irreversíveis podem acontecer se o quadro clinico do individuo não for revertido rapidamente, este (a) deverá ser atendido por um médico após sua recuperação, portanto faça tudo com segurança pois a sua manobra é capaz de salvar aquela vida.
* Libere vias aéreas, inclinando a cabeça da vitima para trás;

* Posicione-se ajoelhado ao lado esquerdo da vitima perto do tórax, lado este o qual se encontra o ápice do coração (local onde ocorre a sístole);

* Identifique a região de terço médio (osso esterno), com as mãos justapostas como demostra à figura, olhar voltados para o horizonte, braços sem flexionar e uma postura ideal para você não compensar sua força com pressão ao coração do paciente, contando alto (para facilitar a manobra sem se atrapalhar, pois neste caso é mais que Proibido fazer manobra da maneira errada!) e de forma ritma e interruptível: 30 massagens cardíacas, de forma que resultem em 100 compressões por minuto para 02 respirações artificiais. Se tiver acompanhado com alguém que tiver conhecimento, pode dividir a tarefa, um faz a massagem cárdica enquanto outro faz a respiração artificial e trocar quando cansar mais sem deixar o paciente esperando muito para fazer esta troca, dessa forma há um ritmo bastante adequado sem interrupções.  

     Em crianças menores de 08 anos a compreensão é feita também 30 vezes para 02 ventilações, a diferença é que será com uma das mãos e com menor pressão, e em bebês é feita apenas com os dedos indicador e médio.



Se a vitima tiver pulsação, faz apenas a respiração artificial!



      Quanto a respiração boca-boca, incline a cabeça da vitima para trás, desta forma você permite uma abertura maior para que o ar passe, vede sua cavidade nasal, inspire profundamente e com a boca acoplada ao contorno da boca da outra pessoa sopre com força para que seja próximo ao fisiológico afim de recrutar unidades alveolares simulando a ventilação normal, sendo 02 vezes a cada 15 segundo caso não seja acompanhada com a massagem cárdica. Você pode parar de fazê-lo quando escutar a respiração e percebe o movimento ativo de expansão e lateralização do tórax (mecanismo respiratório) de forma independente. Em caso de haver detritos, feridas, infecções aparentes ou não, mandíbula fraturada, corte com hemorragia ou hipertonia nos músculos maxilares não faça respiração boca a boca, desta vez o nariz vai ser insuflado e a boca bem fechada, a expiração será feita inicialmente pela boca.

     Quanto ao método para crianças, a respiração é literalmente boca e nariz, sopra nas duas cavidades até que perceba seu peitoral e tórax se expandir, após fazer a inspiração, a expiração ocorre nas duas vias. Para crianças de até um ano de idade apenas o sopro com o ar das suas bochechas é necessários, já que estão em formação fisiológica e anatômica, uma grande quantia de ar em seus pulmões pode gerar atelectasia, o ar nas bochechas pode ser tanto nariz-boca, quando boca apenas com vedação de narinas.

     É importante ressaltar que você não deve deixar de tentar mesmo que a vitima aparente está morta, você ainda pode reanima-la, se houver em situação de risco para você (ex. o acidente foi em meio a pista de conduções, e um carro em alta velocidade está indo em sua direção) você deve abandonar a vitima e se proteger pois você é a prioridade sempre! Em poucos minutos a vitima pode apresentar inspirações espontâneas, isoladas e gradualmente sua respiração volta ao normal, lembrando que mesmo assim a vitima deverá ser atendia por um médico (a).

Resultado de imagem para desfibrilador portatil
 




  Alguns lugares públicos podem conter um desfibrilador portátil, a desfibrilação deve ser efetuada também de imediato, as pás do desfibrilador são colocadas na borda superior do tórax (com gel para evitar queimadura), inicia-se com uma carga de 200j (joules) aumentando se não houver resposta, sendo permitido até 400j. Nos intervalos entre os choques o paciente será mantido com compressão cardíaca e ventilação artificial. Geralmente já há alguém no local preparado com conhecimento devido para utiliza-lo.


 


                                                                                                                                                                Fonte: Google imagens




   Para aula prática vejamos este vídeo abaixo, mais antes gostaria de fazer algumas observações: Nunca treine compressão cardíaca em uma pessoa, pois você pode acelerar os impulsos do coração fazendo com que de fato o individuo tenha uma taquicardia podendo acontecer PCR. Não é necessário expôr o tórax do paciente, muitos sentirão-se constrangidos ao acordar e visualizar que esta parcialmente despido, principalmente se a vitima for mulher, seja ético (a), o objetivo não é constringir, apenas afrouxe ou desabotoe o necessário (como charpes, blusa ou camisas com colarinho alto, gravata) caso estiver muito apertada na região.


    O vídeo abaixo está bem completo, é da Associação Americana do Coração, encontrei em um canal chamado Doktuz Português, achei muito interessante o que o canal descreveu, uma mensagem que tenho comigo quanto ao conhecimento de primeiro socorros e até comentei aqui na primeira postagem que tal conhecimento deveria ser geral, principalmente para todos aqueles que estão diante de um público seja este grande ou pequeno, como treinadores, professores, babá e pais.




https://www.youtube.com/watch?v=-gN_jP2mJA4





   E por último gostaria que compartilhasse se você já passou por alguma situação em que deu assistência de primeiros socorros por não saber, como foi ? Como se sentiu ? Ou então tentou ? 







Mais referências:

http://primeiros-socorros.info/tecnicas-de-assistencia-a-vitima/reanimacao-cardiopulmonar.html

http://www.bombeirosemergencia.com.br/reanimacaorcp.html

http://www.bombeirosemergencia.com.br/reanimacaorcpcrianca.html








                                                                                                                                                                              Atualizado em 02/2017

Comentários

  1. acho que grande parte das pessoas já presenciaram algo do gênero, e o correto( para quem não sabe realizar esse tipo de procedimento ) é ligar para emergência...Enfim, parabenizo sua abordagem ao tema, simples e esclarecedora...

    ResponderExcluir
  2. Grata Vanessa Brandão, continue visitando o blog FISIO LIVE NOW, acompanhe esta serie e aproveite para passar conhecimento á demais pessoas que estão ao seu redor, é uma forma também de ajudar ao próximo, estendendo o conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Yhêda Brandão eu gostei muito mais nunca vi uma pessoa passa por isso, e espero nunca ver por que eu não sei faze nada disso ai. Gostei muito do Blog e vou fica sempre dando uma olhadinha para ver se eu aprendo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Wesley, fico feliz pela sua participação aqui e tenha toda certeza que a sua vinda aqui trará a voçê grandes aprendizados, e não se preocupe (risos) é só treinar as manobras da forma descrita que estará pronto para agir quando necessário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Algias em MMSS (membros superiores) ?? O que pode ser ?

      T oda dor vem acompanhado de uma disfunção, evidenciando que algo está errado, e ela pode se manisfestar de variadas formas, além de que os motivos podem ser inúmeros. Para entender melhor o que você tem si queixado estou abrindo uma nova série de postagens, sobre supostas causas da algia em vários segmentos dor corpo, o que vai lhe proporcionar melhor conforto ao entender o que pode está acontecendo consigo e proporcionará um entendimento simples ao graduandos sobre patologias e disfunções em âmbito ortopédico. Síndrome do impacto do ombro     A articulação do ombro embora tenha capacidade para grandes amplitudes no seu movimento possui pouca estabilidade, pois a cabeça glenumeral (articulação do ombro) é grande para o encaixe da superfície rasa da cavidade glenoide (cavidade escapular), o que fisiologicamente se faz uma predisposição para lesões. A também chamada "síndrome dolorosa do ombro", tem como características micro lesões ...

Proteses Mioeletricas.

           Bom gente, este foi o tema do meu TCC para o curso Técnico, é uma prótese pouco conhecida, pois pelo seu alto valor monetário dificilmente alguém é visto fazendo seu uso, porém é altamente funcional. O mercado protesista ortopedico cresce junto ao crescimento da tecnologia.          A nomeclatura " mioeletrica " diz a respeito ao seu funcionamento muscular com fonte de energia elétrica. O dispositivo conectado ao corpo tem duas formas para ser colocado (sendo que em seus dois modos uma porção da prótese é acoplada ao coto); de modo invasivo o qual é introduzido agulhas no membro do paciente, menos ultilizado por ser muito desconfortável, e ou outro não invasivo, onde é colocado por eletrodos nos grupos musculares (adutores, abdutores, flexores, extensores, rotadores internos e externos) do membro residual o qual captará informações contráteis enviadas pelo córtex, após o individuo passar para o seu cérebro que deseja ...

Afogamento parte 02- Entrevista

     Conhecido também como  salva-vidas, é destas formas denominado o profisisonal que dá os primeiros suporte de atendimento em um momentos de mais aflição quando alguém se afoga, e sendo ainda mais eficiente trabalha com a orientação e a observação para impedir que isto ocorra, esta entrevista aconteceu  na empresa Salvamar em Itapoã; Salvador-BA, feito por min há muito tempo em uma pesquisa da disciplina de Primeiros Socorros, mais as informações nelas contidas são de suma importância e aproveitamento para nós quanto banhistas. Não divulgo aqui o nome do entrevistado, apenas o-caracterizo como s ocorrista. Iêda Brandão- Qual é o motivo mais frequente por afogamento depois de “não saber nadar”? E o publico alvo de maior intensidade? Socorrista- Teimosia, gestão de bebidas alcoólicas, falta de informações, por não conhecer sobre o mar, o individua vai para corrente de retorno. Geralmente o público alvo de maior incidência é jovem de 12 á 16 anos. ...